Skip to content

Fikdik: Como clarear prataria!

No post anterior eu falei sobre acessórios dourados… Neste aqui vou passar algumas dicas para vocês sobre como limpar prata escurecida e como conservá-la sempre brilhante!

Mas por que a prata escurece?

A prata é particularmente sensível ao enxofre, iodo e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilhos anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre) e no iodo no nosso próprio suor!

Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex e o contacto com combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene…) também podem ocasionar o escurecimento da prata.

Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.

O maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.

Como limpar a prata

  • Uma solução caseira para dar brilho á prata escurecida é esfregá-la com pasta de dente. Quando tiver brilho, lave com água morna e seque com pano macio.
  • Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água, em temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução.
    A prata vai brilhar de novo.
  • Não tente dar brilho em sua bijuteria utilizando esponjas de aço ou qualquer tipo de abrasivo como polidores, pasta de dentes, etc.
  • O ideal é usar uma flanela apropriada para jóias.

Como conservar a prata?

Para preservar o brilho, a prata exige certos cuidados.

  • Jóias em prata ou folheadas à prata sofrem oxidação naturalmente, então é bom guardá-las em local seco e ao abrigo da luz para que se prolongue por mais tempo sua cor natural.
  • Sua limpeza deve ser feita com produtos específicos para prata, de sua preferência.
  • Evite o contato das peças com cremes, pomadas, medicamentos e, principalmente perfumes .
  • As peças raramente utilizadas devem ser limpas imediatamente após o uso e guardadas em lugar seco e envolvidas em papel-toalha.
  • As peças em uso sofrerão oxidação normal e podem, eventualmente, necessitar de polimento em politriz.

Então é isso, gente, se der pra seguir pelo menos a parte de não usar perfume com a prata no corpo, e guardando todas separadinhas já é um bom avanço pra conservar a prataria em bom estado!

3 Comments

  1. Já perdi uma corrente linda de prata porque tenho muito iodo no sangue.

    E graças a Deus hoje em dia é fácil encontrar peças de aço, inclusive gosto mais da cor. Acho a cor muito clara.

    Adorei o post. É sempre bom ler dicas como essa! ^^

    Beijo!

  2. oi cacau!
    legal as dicas do post… eu adoro coisas de prata, até ouro eu prefiro na cor prateada, ou seja, só uso ouro branco… já sabia que o suor poderia escurecer a prata, mas não sabia de outros produtos que contém enxofre e sódio também causam este efeito! e em relação à pasta de dentes, eu fiquei confusa. pode ou não pode usar? o item três desdiz o primeiro, hehehe. mas algumas dicas foram bem válidas! 😉

    beijos e bom finde, querida!

    • Oi Nanda! É assim: pra limpar prata, pode usar a pasta de dente! Mas material folheado, ou bijuzinha mesmo, nada de usar pasta ou qualquer tipo de abrasivo, senão vai acabar com o acessório!

      Espero que tenha conseguido explicar direitinho! 😀

      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *